sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Oração Sacerdotal de Jesus Cristo – Lição 8

INTRODUÇÃO
Esta oração feita por Jesus Cristo e registrada unicamente em Jo 17 foi denominada assim, "Oração Sacerdotal", justamente pelo seu conteúdo. Sacerdotal, em função da intercessão plena em favor de outros. Os outros em questão aqui são seus discípulos e os que ainda viessem a crer. Fica evidente a suma importância do lider orar pelos liderados, do cabeça orar pelo corpo ou da videira orar pelos ramos.

I. ORAÇÃO POR UMA VIDA DE COMUNHÃO COM O PAI
O verso 3 é na verdade uma sintese teológica universal, senão, observe que diz simplesmente que a vida eterna/salvação é: 1.conhecer a Deus como único Deus real e verdadeiro; 2.conhecer a Jesus Cristo como enviado. Perguntei pra mim mesmo: Tu conheces a Deus? Se não. Procures conhecer. Às vezes ousamos dizer que Deus “tem poder”, quando o deveríamos dizer com convicção que Deus “é o poder”.

Os relacionamentos entre as pessoas estão cada vez mais frios, técnicos e amistosos. Muitos conversam ou se aproximam apenas pelo necessário. Cristão, não corra este risco de esfriar, amornar no relacionamento com Deus, busque adorar a Deus com todas as forças da alma, espírito e coração, isto é, [i.é.,] completamente.

Ler, orar e meditar na Palavra de Deus deve ser uma constante na vida do cristão, isto se este quiser ter uma boa estrutura espiritual. Observe que muitos que outrora se sentavam ao seu lado sumiram, e, não mais estão no Caminho. Esfriaram, desistiram, desencantaram-se. Deixaram de ler, orar, meditar e de ira à igreja adorar. Veja que no final do Salmo 133 é dito: “ali Deus ordena a sua benção”. Ali aonde? Na comunhão, na reunião dos santos.

II. ORAÇÃO POR PERSEVERANÇA, ALEGRIA E LIVRAMENTO
Perseverar? É estar firme, convicto, não mudar em conceito, perdurar em ação. O que difere de teimosia, pois, esta evidencia a obstinação, teima excessiva em algo com fins humanos. Enquanto o perseverar já busca um fim coletivo ou pessoal, porém, com base num ensino, doutrina bíblica, etc. Os teimosos andam na contra mão, já os que perseveram estão no caminho certo, às vezes, devagar, mais sempre firme nas promessas.

Os discípulos são alvo da oração de Jesus [Jo 17.11-12] para que fossem sustentados por Deus e para que vivessem em unidade de vida, espírito, adoração e de testemunho, sobretudo, que guardassem tudo o que tinha aprendido. At 2.1,42,46 é singular em nos dizer que diariamente estavam no templo, perseveram na doutrina, oração, ensino, partir do pão...

Em Jo 17.13 Jesus fala de “alegria completa” e eu perguntei ao texto o que de fato venha a ser esta alegria completa, uma vez que o mundo nos aborrece, uma vez que o mal nos assola, que o inimigo está em nosso derredor? Você já se perguntou se tem essa alegria completa? Pois bem. Talvez sim, talvez não. Fato é que recorro a Lc 10.20 onde o próprio Jesus Cristo afirma que devemos alegrar, jubilar, exaltar especialmente por ter nossos nomes escritos no livro da vida, i.é., no livro dos salvos e nenhuma condenação há. Isso sim me faz ter alegria completa.

Eva alegrou-se por ter seu filho Sete em lugar de Abel; Abrão alegrou-se pelas vitórias; José alegrou em ver e abençoar a sua família; Moisés alegrou-se em ser usado por Deus para livrar os hebreus da escravidão; Ana que era estéril alegrou-se pelo filho que veio pelo milagre; Davi alegrou-se por que Deus era com Ele; Salomão alegrou-se pela sabedoria; Os cegos, coxos, paralíticos, famintos, desprezados alegraram-se pelo amor de Jesus e nós nos alegramos por muito menos, porém, devemos sim alegrar pela salvação em Cristo Jesus.

III. ORAÇÃO POR SANTIDADE, UNIDADE E FRUTOS ESPIRITUAIS
Santidade!? Disse Deus: “sede santos...” [Lv 20.7; 1Pe 1.16]. Jesus, aqui em Jo 17.17 é muito claro ao dizer: “santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. Nunca na terra a Palavra de Deus foi tão surrada pelos amigos e combatida pelos inimigos. As pessoas sofrem por não conhecerem esta palavra salvadora, libertadora, que transforma o indouto em um sábio. O apóstolo Paulo é enfático: “Prega a palavra...” e muitos lêem um verso e querem pregar. Não é à toa que as pessoas buscam a Deus, pois, vão à igreja ouvir algo que as alegre, sare a depressão, alivie o fardo, cure as feridas e que lhes dê paz na alma. Emfim, ouvir a palavra de Deus para que as ajude a serem santas diante de Deus, da Igreja e dos anjos.

Unidade! Quão bom e agradável viverem juntos [unidos] os irmãos. Ali Deus ordena a sua unção. Ali aonde? Na unidade e na comunhão. O Apóstolo Paulo em Rm 12.4-5; 1Co 12.12-31; Ef 4.3-6 usa a metáfora do corpo e dos membros para falar da Igreja como corpo e cada cristão como membro deste corpo. Agora a Unidade aqui ensinada é principalmente a de um só Deus, um só Espírito e um só batismo. Toda, toda a Igreja na face da terra e as milícias celestiais de Deus adoram perenemente a grandeza, poder, glória e majestade do Cordeiro santo, a saber, Jesus Cristo!

Todo bom pecuarista ou zootécnico sabe que o rebanho improdutivo é certeza de prejuízo ao dono, insatisfação e retrocesso à fazenda. Ovelha improdutiva deve ser tratada para que venha a produzir, ou então, abatida. Aquela que produz, recebe cuidados para produzir o seu máximo. Interessante é notar que todos recebem pelo menos um Dom, uma aptidão, uma faculdade, uma habilidade especial a fim de servir, trabalhar na seara divina.

CONCLUSÃO
A oração de Jesus Cristo registrada em João 17 nos ensina muito, especialmente em orar por nós [Eu e minha casa], por todos os trabalhadores da seara [os que trabalham comigo e/ou longe], e, também pelos que ainda virão a crer em Jesus Cristo e seguí-lo, como nós o fizemos. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

3 comentários:

  1. Muito bom seu comentário sobre a lição 8.
    Parabéns até a manham na aula....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Caro amigo Netto, que seja assim seu desenvolvimento e crescimento: Contínuo. Um forte abraço e te espero no debate sobre Espiritualidade Pós-Moderna, sábado dia 27/11/2010 lá na Ceifa.

    Marcelo Marques

    ResponderExcluir
  3. Otimo Prof esse texto sobre oração. Muito bom.

    A paz do Senhor. Estou passando para abençoar a tua semana e te dizer que Jesus te ama muito.

    Obrigada por se seguidor do nosso blog. Contamos com sua visita sempre.

    Blog: De coracao para coracao Pra. Thaís

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles