segunda-feira, 2 de maio de 2011

Superdicas para Educadores e Educandos da EBD: Aprender X Ensinar, o Plano à Vida!

Algumas pessoas tem ou tiveram pouquíssimas oportunidades na vida para crescerem pelo conhecimento, construírem um sólido império de sabedoria ou ainda como diz o velho clichê: "vencer na vida". Tenho visto em meus dias uma safra de pessoas que simplesmente a vida lhes ofereceu todas as oportunidades para que realmente através do conhecimento fossem vencedoras. Faculdades, escolas boas e professores esforçados, preocupados com o aprender de seus alunos, contudo, são poucos que realmente aproveitam essas chances, muitos as desperdiçam.

A sociedade e os governos já não sabem mais o que fazerem. Tudo bem que nem todas as escolas são excelentes, as faculdades ainda precisam melhorar, a sociedade ainda precisa entender que para termos pessoas melhores, equilibradas, políticos éticos, socerdotes genuínos, será inevitavelmente necessário passar pelos bancos de nossas escolas... é, ainda não entendemos isso. É triste, mais é real!

Aonde vamos parar? Que valores estão sendo perpetuados em nossos lares, escolas, igrejas, etc? Hoje se aprende para se construir e se ter um consumismo exarcebado, descontrolado, sem limites, como se isso fosse soficiente ao homem. Precisamos ensinar os valores, resgatar os princípios arraigados na família, ensinar a valorização do ser humano, precisamos aprender para ensinar como um plano à vida e urgentemente, antes que outros matem pessoas nas escolas ou que se eleja palhaços para serem o nossos legisladores.

É preciso planejar antes de qualquer empreita e nos estudos não é diferente. Os ensinadores, mestres à vida tem esta nobre função: ajudar seus educandos a planejarem, a terem um foco, um projeto à vida, especialmente na área escolar e profissional.  Aos professores de EBD, Deus os faça aprender para ensinar como um plano eixo para à vida. Deus os ilumine dando-lhes graça, sabedoria e entendimento para combater este bom combate! Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles