segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rascunho poético - A Palavra

Hoje tentei ser diferente de quem o sou e resolvi brincar com as palavras. Nunca fui poeta, não no sentido lato. Admiro quem o é com maestria e de fato. Ouço, vejo, admiro quem poetiza com ousadia. Às vezes as palavras nos desafiam, e, hoje para mim chegou este dia. Aos leitores peço paciência e ajuda. Estou apenas não deixando que a pouca sapiência não fique muda. Lá vai a primeira e espero ao menos terminá-la...

Sou admirador da poesia
Mesmo não poetizando
Seja ela alheia, colorida ou de qualquer etnia
Nela sigo vivo e sonhando

Sempre fui atraído pela Palavra
Ela soa nos meus ouvidos docemente
Às vezes doce como mel, belas, morais e até ecléticas
Curioso é que ela é onipresente

A Palavra viva é atemporal
Ela está para os momentos tristes ou alegres
Mais suspeito que a Palavra seja sobrenatural
Ela simplesmente existe onde a vida estiver

Tudo o que existe depende da Palavra
Os animais até imitam as palavras humanas
Os humanos tentam palavrear a comunicação animal
Com pequenos sussurros, gestos e artemanhas

A humanidade avançou muito, especialmente na comunicação
Contudo, ainda não o suficiente para se autoproteger, se salvar
Se matam, se destroem, são imorais, se calam
A Palavra pode sensibilizar, mais também pode matar

Nada sou sem a Palavra, mesmo quando ela me cala
Os gestos silenciosos falam muito
Ao contrário do excesso de palavras, que mascara
Bom mesmo é quando a Palavra é boa, tem vida e transforma o mundo

Profº Francisco Neto

3 comentários:

  1. Oi, Profº Neto
    Acho que posso ser ousada para lhe chamar assim.
    Agredeço seu comentário em meu blog, fiquei constrangida mas ao mesmo lisonjeada.
    Então bateu aquela curiosidade em conhecer um pouco mais sobre você.
    Gostei muito da interação de seu blog, mas principalmente a forma que discursa sobre assuntos desafiadores. Considero que você nos incentiva a buscar mais conhecimento.
    Enfim,
    O meu obrigada,
    Patricia Brasil
    Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  2. This will be fun to follow I actually lived in brasil for a couple of years. I look forward to practicing my Portuguese.

    ResponderExcluir
  3. Gostei e parabens pelo blog... espero que possamos ser bons amigos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles