quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Zacarias - O reinado messiânico - Lição 12

O profeta Zacarias traz uma mensagem essencialmente escatológica. Dentre os profetas menores é um dos que mais escreve, embora com sua profecia não traga diferentes temas.

I - O LIVRO DE ZACARIAS
Ele recebeu as profecias via visões e palavras do próprio Deus, durante os dois primeiros anos das obras de reconstrução do templo, pós retorno. O exílio havia acabado, porém, o templo não. Ainda: a primeira vinda do Messias e a sua segunda vinda tem registro claro entre os cap. 8 a 14. Os cap. 1 a 8 tem função primordial de encorajar os judeus na construção total do templo.

Os judeus quando da profecia de Zacarias estavam indiferentes, desinteressados, acomodados para com a Casa de Deus, por isso a profecia: "Tornai-vos para mim ..." [Zc 1.2].

É claro que a profecia é primeiramente relacional quanto ao comportamento homem/Deus e depois é funcional quanto as vindas do Messias. Não há que se duvidar da unidade literária profética, ela é vertical, isto é, de Deus ao homem.

II - PROMESSA DE RESTAURAÇÃO
É emblemático dos profetas, especialmente os maiores, a abertura das profecias: "Assim diz o Senhor...", ou  seja, não sou eu e nem procede de mim a mensagem, sou apenas o porta-voz de Jeová, o todo-poderoso [Zc 8.2,3,4,6,7,9]. Outros profetas também para deixar claro a autoridade da mensagem diziam: "Tão certo como vive o Senhor..." [1Rs 17.1].

Deus sempre foi zeloso para com o seu povo, protegendo de dia e de noite, até mesmo quando ainda não tinham sido salvos. Sempre deu sustentação espiritual e material. O povo é que não perseverou em zelo, porém, Deus ainda providência restauração. Um exemplo muito claro é no NT em João 2.13-17, quando Jesus Cristo faz os judeus se lembrarem do zelo para com a sua Casa.

III - O REINO MESSIÂNICO
Ontem mesmo na página do G1.com divulgou-se que um homem foi assassinado enquanto assistia a culto em São Paulo [Assassinato dentro de Igreja Evangélica]. Paz mesmo, pode haver no nosso interior. Paz perfeita   somente no céu. Quanto a paz universal, ela é escatológica, no reino milenar [Is 11] e ninguém se engane, ainda estamos aqui, sujeitos a todos os males da terra. Somente Deus pode nos livrar de qualquer mal aqui.

CONCLUINDO 
A despeito de estarem livres do exílio, não se voltavam para Deus na reconstrução do templo. Zacarias traz uma profecia de ânimo com este fim e também anuncia a vinda do Messias, uma vez que este tema caíra em esquecimento. Assim muitos crentes, estão livres da escravidão do mundo, porém, estão frios com Deus, secularizaram-se, não se interessam na reconstrução diária do próprio templo. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Neto

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles