quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O discipulado/ensino e o êxodo dos novos crentes

A Igreja Protestante de modo geral hoje, tem realmente pregado o Evangelho continuamente. Há quem conteste sobre a qualidade da pregação, o nível de mensagem que está chegando aos seus ouvintes, o quilate do sermão e como é ofertado, seja direto, entendível, se menos acusativo ou mais curativo. Fato é que realmente não importa se com boas ou intenções secundárias, muitas pessoas estão se rendendo ao Evangelho, recebendo a Cristo e aceitando o sacrifício remidor, obtendo assim paz e sossego na alma. Mas este post intenta registrar sobre exatamente a qualidade das aulas do discipulado, para algumas denominações, catecúmenos, classe de novos convertidos. Esta ainda é uma pedra de tropeço para muitas igrejas, uma vez que se ganha muitas almas, as pessoas estão se convertendo mesmo, porém, não permanecem, não se tornam membros, não enraízam. A grande pergunta é: Why? What's happen? No nosso bom português: Por quê? O que está acontecendo? E eu penso que a resposta que mais justifica a desilusão, descontentamento dos novos crentes, seja a má qualidade do ensino, começando pelo discipulado, uma vez que esta é a sua primeira sala. Mas alguém pode argumentar que na sua igreja não tenha esta sala de aula, a do discipulado. Então, o meu lamento é ainda maior. Ganhar é fácil, difícil é permanecer. Verdade é que o discipulado nas igrejas é fraquíssimo, ensino tão importante que é legado aos menos preparados, desinteressados e que não tem a mínima noção da importância desta missão, principalmente nas pentecostais e neo-pentecostais. E aqui quando digo desse segmento, falo do que conheço, pois, faço parte. Se é ensino, esmere-se, já disse o apóstolo e grande ensinador Paulo de Tarso. Jesus Cristo, o mestre e pai da pedagogia também foi claro: "Ide por todo o mundo, pregando, batizando, ensinando...". Resumindo tudo, não basta somente oferecer salvação para a alma, ofereça também alimento espiritual para que esta semente não se perca. O discipulado e a falta de um ensino forte é a razão do grande êxodo dos novos crentes. Sola Gratia.

Profº Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles