segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Superdicas para professores de EBD: Leitura Sistemática ou Habitual?

Muitos alunos e colegas professores de EBD [Escola Bíblica Dominical] me questionaram noutro dia a respeito da preparação pessoal do professor antes das aulas, mais especificamente, quanto à leitura do professor, qual seria mais eficiente, se habitual ou se sistemática. Eu, particularmente, tenho o hábito da leitura, porém, quando sistematizo rende mais. Rende mais na concentração,
na quantidade, na qualidade da leitura e aumenta meu poder de síntese.

Evidentemente, que o professor vocacionado se preocupa com a qualidade do conteúdo que vai ler, investindo em boas fontes [livros e revistas]. Isso tudo evita desperdício de dinheiro, de tempo e de desgaste pessoal, visto que livros teológicos são caros, nosso tempo é limitado e é um desastre quando compramos e lemos uma obra pobre teologicamente falando.

Assim sendo, primeiro devemos escolher boas obras antes de investir e gastar nosso tempo lendo. Segundo, invista em tempo de leitura, em pesquisa e na síntese dos assuntos que esteja lendo. Não adianta gastar dinheiro e tempo lendo e não absorver o conteúdo, vai ser um desastre. Terceiro e derradeiro, adote o hábito da leitura e/ou sistematize sua leitura.O hábito é simples de entender, basicamente é uma repetição diária ou semanal. Sistematizar é mais simples ainda: é quando eu cronometro o tempo; é quando eu rascunho partes da leitura; é quando eu repito a leitura daquilo que julgar mais importante; é quando eu coloque metas/alvos de leitura para mim mesmo [que seja diária, mensal ou anual] conforme minha disponibilidade, etc. E isso vai me trazer quais resultados? Muitos e bons resultados, mais a resposta disso é assunto do próximo post.

ALERTA: a aula de EBD deve ser viva, rica, profundamente teológica, atual, e, o professor deve ter domínio do assunto tratado, com uma participação efetiva dos alunos. Soli Deo Gloria.

Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles